terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MORRE MANGUITO , O ZAGUEIRO DO TRI !


MORRE O ZAGUEIRO DO PRIMEIRO TÍTULO BRASILEIRO DO FLAMENGO !
1980 - O zagueiro Manguito chega ...
MANGUITO ( ALBERTO GONÇALVES )
...ao Flamengo e logo assume a titularidade da zaga devido a sua...
Três dias depois do aniversário de 31 anos da conquista do título mundial de 1981, o Flamengo perdeu um de seus herois. Faleceu na noite deste domingo o ex-zagueiro Manguito, vítima de um infarto. 
... raça e força. Começava ali sua trajetória.
Caio Cambalhota x Manguito pelo campeonato carioca de 1978.
Manguito abraça Cláudio Adão nos 4 x 0 contra o Flu em 1978.
Manguito foi um zagueiro tecnicamente era fraco, mas era bravo.
Batizado como Alberto Gonçalves, o ex-jogador tinha 59 anos e estava um evento na Lapa quando sentiu-se mal. O ex-jogador conquistou oito títulos com a camisa do Flamengo: 
Aqui Manguito recebe o carinho de sua mãe, sua maior incentivadora.
A Campeonato Carioca (1978 e 1979, por duas vezes), Ramón de Carranza (1979 e 1980), Campeonato Brasileiro (1980), Copa Libertadores (1981) e Campeonato Mundial de Clubes (1981).
Alto e forte, Manguito complicava os atacantes pelo alto.
Manguito esteve no Flamengo de 1978 a 1981 e disputou 116 jogos, tendo marcando um gol. O velório do ex-jogador será nesta segunda-feira, no Clube Pavunense, na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro. 
Em diversas oportunidades Manguito formou com Nelson, a zaga titular.
Às 16h, será realizado o enterro no Cemitério de Irajá. Nos últimos anos de vida, Manguito disputava alguns amistosos pela equipe de masters do Flamengo, junto com outro jogadores da Era Zico.
Cantareli, Manguito e Júnior nos 4 x 2 contra o Vasco.

1979 - Fla x Flu de emoções, Rondineli e Manguito garantem Cantareli contra Pintinho. Zezé, Carpegiani e Parraga acompanham.
 Manguito jogou com Zico no Flamengo. O ex-jogador do Flamengo Alberto Gonçalves, mais conhecido como Manguito, morreu na noite de domingo, aos 59 anos. O ex-zagueiro rubro-negro participava de um evendo na Lapa, região central do Rio de Janeiro, quando se sentiu mal e sofreu um infarto fulminante.
O Flamengo que ficou invencível por mais de 50 jogos. Manguito a esquerda de Zico.
 Ele ainda se tratava de uma isquemia sofrida há poucos meses.O jogador chegou ao Flamengo em 1978 vindo do Olaria e ficou até 1981, jogando 115 vezes com a camisa rubro-negra (além de participar, em
Brasileirão 1979, Zico e Manguito abraçam Cláudio Adão.
 1990, do jogo de despedida de Nunes do futebol),  e marcou apenas um gol. Manguito conquistou os Campeonatos Cariocas de 1978, 1979-Especial e 1979-Estadual, o Brasileiro de 1980 e a Copa 
Final do Brasileiro 1980, após o gol de Zico , todo o time corre pois o Atlético deu a saída muito rapidamente. Manguito é o primeiro da direita para a esquerda.
Libertadores da América de 1981, além das Taças Guanabara de 1978, 1979, 1980 e 1981 e dos Troféus de Palma de Mallorca de 1978 e Ramón de Carranza de 1979.
Final do Brasileiro 1980,Marinho e Manguito formam a zaga da partida.
Ainda em 1981, Manguito se transferiu para o futebol árabe, onde se sagrou campeão daquele ano com o Al-Nasr. Depois defendeu o Vitória-BA, entre outros clubes.
Final do Brasileiro 1980, no time campeão, Manguito é o terceiro em pé da direita para a esquerda.
Certa vez ,às vésperas da final do campeonato carioca de 1978, diante das ameaças dos jogadores da defesa vascaína, Cláudio Coutinho, técnico do Flamengo, à época, ameaçou : " se vamos para a porrada 
Manguito (o 2º da esquerda para a direita) e seus colegas saúdam a torcida.  
coloco o Manguito de centroavante." Curioso é que este fato se repetiria em 1979, diante das ameaças do zagueiro Moisés, do Fluminense antes do Fla X Flu..


Sempre muito brincalhão , Manguito era...
...muito querido pelos colegas. Aqui, fantasiado para o carnaval de 1979.
Uma das últimas fotos de Manguito.

FONTE DOS TEXTOS 

Professor : Eudo Robson
espn.estadao.com.br

FONTE DAS IMAGENS

Revista Placar ( editora Abril )
Revista Manchete
www.eusouflamengo.com
www.lancenet.com.br
transmissão da Rede Globo





3 comentários:

  1. Grande cara, foi meu treinador no pavunense.... Sempre brincalhão !!!

    ResponderExcluir
  2. Convivi com ele no Pavunense a partir de 1990. Sempre me tratou com muito atenção e consideração. Jogamos algumas vezes juntos inclusive nas "peladas" no antigo DNER,depois DNIT, em Irajá. Um cara calmo e educado. Sinto até hoje a sua perda principalmente quando apareço na Pavuna em eventos esportivos, onde ele convivia.

    ResponderExcluir